Roma: lugares para se apaixonar II

Vaticano

É um passeio de um dia todo, cheio de emoção, fé e história. Quem não tem o sonho de conhecer ou assistir uma missa no Vaticano?! E é super possível; principalmente no período da manhã tem quase de hora em hora.

Antes de ir, é essencial você saber: esteja vestido adequadamente, porque se não, você poderá ser barrado. Isso quer dizer que mulheres não devem estar de vestidos curtos, regatas, blusas de alcinhas, decotes reveladores ou bermudas e saias curtas. Barriga de fora nem preciso falar! O mesmo vale para homens: regatas e bermudas curtas também não. Mesmo se estiver debaixo de um calor de 40 graus. Minha dica: leve uma echarpe para cobrir o ombro ou suas pernas.

A entrada fica no lado direito (olhando para a Basílica de São Pedro). Dificilmente não terá fila.

Dicas úteis do Vaticano, como mapa, horários de missa e audiência papal estão na página deles: http://w2.vatican.va/content/vatican/pt/info.html

O Vaticano é uma cidade-estado circundada pela cidade de Roma, inclusive com representações de outros países, como a do Brasil. Fica na região do Prati e perto de Trastevere.

No site do Ricardo Freire tem dicas de como fazer um tour no Vaticano:

http://www.viajenaviagem.com/2010/06/tour-secreto-do-vaticano-o-peesse-fez/

Na Basílica, logo no início (lado direito), depois de se encantar pela Pietá de Leonardo da Vinci, reze na capela do Papa João Paulo II, onde está seu túmulo. Numa das vezes que fui, era justamente o período de beatificação dele. E visitei uma exposição sobre ele.

Depois de visitar a catedral e a cripta, do lado direito, tem a entrada para subir na cúpula. Prepara-se para as escadas sinuosas. Mas tudo compensa com a vista espetacular de Roma.

Não deixe de ir na Loja do Vaticano, que fica a esquerda (olhando de frente). Além de livros, terços, imagens, você pode enviar um postal para seus amigos e familiares direto da Santa Sé. Já fiz isso e a emoção dos meus pais ao receberem foi gratificante.

No domingo, se o Papa estiver na cidade, vá ao Vaticano. Ele aparece na janela para compartilhar sua mensagem. Esse é um momento de festa, com pessoas do mundo todo fazendo homenagens ao Santo Padre: tem gente que leva bandeira de seu país, já vi um clube de motocicletas, que se perfilaram e depois fizeram uma apresentação com seus motores; tem banda e orquestra, tem danças e apresentações típicas. Todos unidos pela fé. A alegria é contagiante.

Não deixe de tirar fotos da guarda do Vaticano, principalmente se pegar a troca de guardas.

Como chegar

Eu sempre fui de ônibus. Do Termini há linhas diretas para a Piazza de San Pietro, como as 64 e 40. Como é uma linha muito lotada, fique atenta a sua bolsa!

O site romapravoce traz uma matéria completa de como chegar: http://www.romapravoce.com/como-chegar-ao-vaticano/

Museu do Vaticano

A Capela Sistina está aqui. Só por isso é parada obrigatória. Nela, é realizada o conclave para a escolha do Papa. As paredes laterais são repletas de afrescos produzidos por Michelangelo, Rafael, Botticelli, dentre outros. O teto, com cenas do Gênese, atrai todas as atenções. Seu pescoço vai doer. A cena do Juízo Final, de Michelangelo, fica no altar.

É proibido tirar foto na Capela Sistina e por ser um local sagrado, exige-se silêncio. Os guardas ficam atentos; por isso, evite constrangimento. Se eles verem você tirar foto, pedem na hora para apagá-la.

Sempre lotada, nas laterais tem bancos. Fique ali o máximo que puder e veja uma das maiores obras-primas da humanidade. Exemplo do quão coisas lindas podemos produzir.

Mas tem muito para se conhecer: o acervo é um dos mais ricos e importantes do mundo. Na entrada, tem duas rotas: uma mais curta e outra mais longa. As duas terminam na Capela Sistina. Opte pela longa, por favor! Destaque para as salas de Rafael, galeria dos Mapas, obras egípcias e etruscas. Além do Jardim com esculturas e vistas para levar para a vida.

Na saída, além da escada espiral de tirar o fôlego, havia na minha última visita (2015) um acervo do Papa Francisco, com camisetas de times de futebol e pertences pessoais.

É difícil sair sem um livro ilustrado do Vaticano. Dá vontade de sair um expert em artes e conhecer mais sobre os artistas renascentistas e Bernini.

Caso prefira comprar antecipadamente o ingresso, segue o link abaixo do Vaticano:

https://biglietteriamusei.vatican.va/musei/tickets/

Uma última dica: se ficar muito tempo na fila para entrar, observe também os muros medievais.

Castelo de Sant’Angelo

Já foi fortaleza e prisão. Foi cenário do filme Anjos e Demônios. A ponte de Sant` Angelo sob o rio Tibre, que liga a cidade ao castelo, é uma obra de arte, com seus anjos e esculturas. Vale a vista do terraço.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s